Toyota fecha parceria com Haas para um possível retorno à Fórmula 1
- Fala Driver´s
- 11 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Na noite desta quinta-feira (10), a equipe norte-americana MoneyGram Haas, anunciou em suas redes sociais a nova parceria com a Toyota Gazoo Racing - divisão de automobilismo da montadora japonesa.
O acordo multi-anual define a Toyota como “parceira técnica oficial” da escuderia e afirma trazer benefícios mútuos: enquanto a fábrica japonesa contribui com serviços técnicos, de design e fabricação – áreas nas quais a montadora japonesa tem excelência comprovada em outras categorias de ponta, como o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e, ainda mais perto de nós, na Stock Car– . Em troca, a Haas compartilha sua experiência no mundo da F1, além de abrir oportunidades comerciais e de mercado, agindo como uma "porta de entrada" para o retorno da marca a categoria.

A marca já passa a estampar os carros de Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg a partir do próximo final de semana (18-20), durante o Grande Prêmio de Austin, nos Estados Unidos, e o chefe da equipe acredita ser o momento exato, pois busca uma ascensão da escuderia dentro da categoria:
A capacidade de aproveitar os recursos e a base de conhecimento disponíveis na TGR, ao mesmo tempo em que se beneficia de seus processos técnicos e de fabricação, será fundamental para nosso próprio desenvolvimento e nosso claro desejo de aumentar ainda mais nossa competitividade na Fórmula 1.
Já o presidente da Gazoo Racing Company, Tomoya Takahasi, afirmou estar contente em formalizar essa parceria. Segundo ele, a colaboração com a Haas oferece à Toyota um meio para cultivar novos talentos, engenheiros e mecânicos, ao mesmo tempo que fortalecem suas capacidades. Além disso, a iniciativa representa uma oportunidade de reforçar o compromisso da Toyota tanto com a indústria automotiva quanto com o próprio automobilismo.
Vale lembrar que a Toyota não é novata na Fórmula 1. A montadora competiu na categoria entre 2002 e 2009, antes de se retirar em meio à crise financeira global. Essa aproximação no grid não mexe apenas na estrutura dos carros e da equipe, mas também na sua legião de fãs, especialmente no Japão, onde são muito conhecidos pela sua paixão avassaladora pelo automobilismo.
Então, enquanto de um lado, a parceria promete garantir que a Haas caminhe para um melhor desenvolvimento e desempenho, do outro, vai precisar responder às esperanças e aguentar o peso dos seus entusiastas, caso não cumpra com o que promete.
Escrito por Giovanna Carvalho
Editado por Monique
Se quiser saber mais sobre o que acontece dentro do mundo da Fórmula 1, é hora de fazer parte da comunidade Fala D’ nas redes sociais @faladrivers
Comentarios