top of page

Rival direto de Gabriel Bortoleto: conheça Isack Hadjar, novo piloto da RacingBulls

  • Foto do escritor: Giovanna Carvalho
    Giovanna Carvalho
  • 24 de fev.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 27 de fev.


Se você acompanhou a temporada de Fórmula 2 ou torceu para o brasileiro Bortoleto no ano passado, o nome Isack Hadjar não deve soar estranho aos seus ouvidos. O francês, que competiu diretamente com Gabriel, também fará sua estreia na Fórmula 1 esse ano e completa o grupo dos cinco novatos na categoria.


Isack é o primeiro na sua família a seguir esse caminho e traz consigo o amor por carros desde pequeno, por um motivo inusitado: “Sempre gostei de carros, mas não de corrida em si, por causa do filme carros. Meus avós e meus pais são principalmente médicos, então eles não têm nada a ver com o automobilismo”.


Isack Hadjar
Hadjar entra para o grid da F1 em 2025, na VCARB (Foto: reprodução VCARB via X)

O caminho até aqui


Isack Hadjar, nascido em Paris em 2004, carrega consigo não apenas a nacionalidade francesa, mas também a argelina, por descendência. Sua carreira começou em 2012, quando passou a competir nos karts em campeonatos franceses e no Campeonato Europeu CIK-FIA OK Junior. A estreia nas categorias de fórmula veio em 2019, quando, aos 14 anos, ele ingressou na Fórmula 4 Francesa. Dois anos depois, já havia conquistado um lugar no automobilismo, terminando em terceiro lugar no campeonato geral de 2020.


Em 2021, Isack deu um passo importante em sua carreira ao competir simultaneamente no Campeonato Asiático de F3 e no Campeonato Europeu Regional de Fórmula, onde terminou em sexto e quinto nas classificações gerais ao final da temporada. Seu desempenho chamou a atenção do mexicano Sérgio Perez, que o indicou para Helmut Marko, consultor da Red Bull. Impressionado com os resultados, Marko convidou Hadjar para integrar o Red Bull Junior Team em 2022, a academia de pilotos da equipe.


A partir daí, Hadjar entrou de vez na briga por títulos. Desde então, tem sido um forte candidato na maioria das categorias em que compete, embora ainda não tenha conquistado um título. Em 2022, o franco-argelino disputou a F3 da FIA, onde conquistou três vitórias e mais dois pódios, mantendo-se na disputa pelo título até as últimas corridas. No entanto, terminou em quarto lugar na classificação geral, após Victor Martins garantir o título na Holanda.


Em 2023, Hadjar subiu para a Fórmula 2 com a Hitech Grand Prix, mesma equipe da F3. A temporada, no entanto, não foi das mais fáceis, os resultados não foram tão positivos e somados colocaram o piloto na 14ª posição na classificação geral. Em 2024, Hadjar seguiu na Fórmula 2, mas agora com a Campos Racing.


França x Brasil (mais uma vez)


Senna e Prost? Não! Dessa vez o brasileiro e o francês são outros: Bortoleto e Hadjar!

Gabriel Bortoleto e Isack Hadjar na etapa da Bélgica da F2 em 2024 — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images
Gabriel Bortoleto e Isack Hadjar na etapa da Bélgica da F2 em 2024 — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Foi em 2024 que o francês fez os nervos dos brasileiros aflorarem. Isack competiu diretamente com Gabriel Bortoleto pelo título da Fórmula 2 e a disputa ficou muito acirrada - muito mesmo.


A decisão do campeonato foi até a última etapa, em Abu Dhabi, onde os dois chegaram com 0,5 pontos de diferença e iniciaram a corrida principal em P2 e P3. Mas uma largada ruim tirou de Hadjar a chance de conquistar o título, e ele terminou o campeonato em segundo lugar, com 192 pontos.


Mesmo sem a conquista do troféu, a performance do francês não passou despercebida. Quando Liam Lawson foi promovido a piloto titular da Red Bull, no lugar de Sergio Perez, Hadjar foi anunciado como o novo companheiro de Yuki Tsunoda na Visa RB para a temporada de 2025.


Hadjar já havia participado de treinos livres pela Racing Bulls e pela própria Red Bull, além de ter corrido nos testes pós-temporada de 2024, em Abu Dhabi. Foi nesse tempo que os olhos de Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, viram o potencial do jovem talento:


“Isack é outro talento. Ele sentou no carro e foi mais rápido que Yuki no teste da última semana, o que chamou a atenção. É um talento bruto que precisa ser lapidado, mas tem velocidade. Teve o azar de perder na última corrida da F2 por um problema técnico no sistema de largada. Então é compreensível [a derrota], mas ele impressionou bastante, principalmente em questão da velocidade. Vai ser interessante ver como as coisas vão acontecer. A motivação de Hadjar era mostrar que ele merecia essa oportunidade”.


Isack Hadjar - (Foto: Reprodução VCARB via X)
Isack Hadjar - (Foto: Reprodução VCARB via X)

Isack estreia como piloto da Fórmula 1 em março, quando o Albert Park, na Austrália, recebe a primeira corrida de 2025 da categoria. E aí, Drivers, será que vamos ter um replay de 2024 com ele e Gabriel dividindo as pistas mais uma vez?





Comments


© 2024 Fala Driver´s. Todos os direitos reservados

  • Twitter
  • TikTok
  • Instagram
bottom of page