top of page

O rookie que não é mais rookie: conheça Oliver Bearman, novo piloto da Haas

  • Foto do escritor: Giovanna Carvalho
    Giovanna Carvalho
  • 10 de fev.
  • 4 min de leitura

Se na última semana falamos da joia da Mercedes, dessa vez vamos falar sobre o prodígio da Haas - e da Ferrari - “Ollie” Bearman, que faz sua estreia para uma temporada completa em 2025.


Ollie Bearman na Prema - Foto via X pela Haas
Ollie Bearman na Prema - Foto via X pela Haas

O caminho até aqui

Oliver nasceu em maio de 2005, no Reino Unido, e faz parte - junto com Kimi Antonelli - daquele seleto grupo de pilotos que vai dividir grid com Fernando Alonso mesmo tendo nascido quando o espanhol já garantia seus títulos na categoria 🤭.


Sua carreira começou em 2013, quando participou do Campeonato Britânico de Kart e terminou em top 5 após seu primeiro ano. Entre 2014 e 2019, Oliver conquistou um quarto lugar e um vice-campeonato no Campeonato Nacional de Cadetes Britânico, além de se tornar campeão do GP Britânico Kart Masters e da Copa de Inverno de Valência.


Foi apenas em 2020 que a transição para os carros de Fórmula veio, com a ADAC - F4 alemã - e com a F4 italiana. No ano seguinte, Oliver levou os títulos de ambos os campeonatos, competindo pela VAR (Van Amersfoort Racing) e somando 17 vitórias ao longo da temporada. Foi por causa dessa performance que a Scuderia Ferrari decidiu contratar Bearman e no final de 2021 ele se juntou à academia de pilotos da equipe italiana.


Em 2022, Oliver seguiu para a Fórmula 3 com a PREMA, e na sua temporada de estreia ele somou 132 pontos, 8 pódios e uma vitória. Mas ele não ficou ali por muito tempo, em 2023 foi promovido para a Fórmula 2, onde terminou a temporada em sexto lugar: foram 130 pontos, 6 pódios e 4 vitórias - uma delas em Baku, no Azerbaijão, quando ele conseguiu o fim de semana perfeito na categoria, sendo primeiro na única sessão de treinos livres, na classificação e terminando em primeiro também na sprint e na feature race, pouca coisa, hein? -. Em 2024, Bearman seguiu na F2 e terminou a temporada em 12° lugar, com 75 pontos e agora, em 2025, se junta aos 20 melhores do mundo e passa a ser piloto Haas na Fórmula 1.


O - perdido - status de rookie

Apesar de 2025 ser a primeira temporada completa que Oliver vai correr na Fórmula 1, ela não vai marcar sua estreia na categoria. Isso porque, na temporada de 2024, ele assumiu o cockpit de um Fórmula 1 em três ocasiões, como piloto reserva da Ferrari e da Haas. Com isso, o britânico não se encaixa mais nos padrões da federação para ser considerado um novato.


A sua estreia aconteceu durante o Grande Prêmio da Arábia Saudita, na temporada passada. Naquela ocasião, Bearman substituiu Carlos Sainz - que se ausentou com uma apendicite - e se tornou o piloto mais jovem a pontuar numa estreia na Fórmula 1, quando chegou em sétimo lugar. Além disso, garantiu também o posto de britânico mais novo a estrear na F1 e piloto mais novo a pilotar pela Ferrari - tudo isso aos 18 anos e 305 dias.


“Foi uma corrida muito difícil fisicamente. Fiquei muito feliz no geral com meu desempenho. Foram circunstâncias muito difíceis e extremas. Jeddah é uma das pistas mais difíceis do calendário, mas aproveitei cada momento e foi uma experiência fantástica.”


A segunda oportunidade veio no GP do Azerbaijão do mesmo ano, quando Kevin Magnussen foi suspenso por ter estourado o número de pontos na sua superlicença - sim, isso também é um problema para pilotos de F1 - e teve que ser substituído pelo jovem piloto. Ao terminar em décimo lugar, mais uma vez, Oliver se tornou o primeiro em algo na categoria, sendo o primeiro piloto a pontuar por duas equipes nas suas duas primeiras corridas na categoria.


E a última aparição de Bearman no grid de 2024 foi durante o nosso amado - e caótico - GP de São Paulo, quando ele, outra vez, substituiu Kevin Magnussen - que passou por um mal-estar - dessa vez, já sabendo que seria titular na temporada seguinte. Mas essa, diferente das outras duas, foi uma etapa para esquecer. Com as chuvas constantes e o caos das diversas bandeiras vermelhas, Oliver teve dificuldades para manter o carro e chegou apenas em 12° na corrida principal.


“Senti menos confiança no carro, especialmente em trechos de alta velocidade. O carro é um pouco menos previsível, o que nunca é uma sensação boa nessas condições molhadas. Mas acho que todos tiveram problemas similares, e é realmente difícil dizer em que pé estávamos no molhado, porque, às vezes, é menos sobre o carro e mais sobre todo o pacote. Mas definitivamente foi um dia difícil.”


Na chuva ou não, pontuando ou não, as três corridas foram suficientes para tirar do britânico o posto de rookie - e, vamos combinar, já garantiu para ele uma experiência para começar a sua primeira temporada completa na Fórmula 1.


Bearman estreia como piloto da linha de frente na Haas - Foto via X
Bearman estreia como piloto da linha de frente na Haas - Foto via X

Conselho dos Veteranos

Ao ser perguntado sobre Oliver após Bearman ser anunciado como piloto para 2025, o piloto Ferrari Charles Leclerc, que dividiu garagem com ele em Jeddah, disse:


“Conheço Ollie muito bem e, sinceramente, acho que ele é um piloto incrivelmente talentoso. Dizer o que ele precisa em seu primeiro ano é muito específico para cada piloto, porque também depende de quanta preparação você teve antes de chegar lá. Eu acho que ele está muito bem preparado e mostrou isso em Jeddah, quando entrou no carro e foi imediatamente muito, muito forte… Um conselho típico que dou a ele é que não se coloque sob muita pressão. Ele ainda é muito jovem, e a velocidade ele tem, já demonstrou isso várias vezes… ele é incrivelmente rápido e não tenho dúvidas de que será super rápido na Fórmula 1. Ele só precisa ter seu tempo, cometer erros para aprender e se tornar um piloto melhor sem se colocar sob muita pressão, porque é aí que, às vezes, você pode ter um desempenho um pouco menor do que seu potencial ideal. Então sim, espero que ele evolua e aproveite.”


 

Oliver forma a nova dupla de pilotos da Haas em 2025 junto com Esteban Ocon e volta ao cockpit da F1 em março, quando o Albert Park, na Austrália, recebe a primeira corrida de 2025 da categoria. E aí, Drivers, será que a experiência do nosso “não tão novato assim” vai fazer muita diferença nas pistas?



Comments


© 2024 Fala Driver´s. Todos os direitos reservados

  • Twitter
  • TikTok
  • Instagram
bottom of page