Há 23 anos a Fórmula 1 não contava com um piloto argentino titular em seu grid. Para a felicidade de "los hermanos", Franco Colapinto, piloto de Fórmula 2 de 21 anos que faz parte da Academia de Pilotos da Williams, será o primeiro a marcar esse retorno. A decisão foi anunciada logo após o GP da Holanda, encerrando o Summer Break, e garantindo que Franco faça sua estreia já na próxima corrida, o Grande Prêmio de Monza.
Não é surpresa que a série de erros cometidos por Logan Sargeant tenha impactado negativamente os resultados da equipe, que frequentemente dependia da performance de Alex Albon para somar pontos no campeonato. Ao longo da temporada, Sargeant chegou a justificar suas dificuldades, alegando que as atualizações no carro não eram as mesmas. Em Spa, ele afirmou que precisava "dirigir mais de um décimo mais rápido para ser um milésimo mais rápido", devido às diferenças que, segundo ele, ainda existiam entre os carros.
Seja como for esse vai e vem de "quem pisou na bola", o fato é que uma coleção de erros acabou resultando nessa decisão. A Williams precisava agir, e a demissão no meio do campeonato já estava quase no roteiro. Tanto que os rumores sobre a saída do Logan - antes mesmo do anúncio de Sainz - no final da temporada de 2024 estavam rolando soltos.
Em uma mensagem pública de Vowles para Sargeant, ele ressaltou: “Ganhe o seu lugar”. No GP da Inglaterra, Logan havia terminado em P11, sua melhor posição até então da temporada. No GP da Bélgica, o chefe da Williams disse que: “Não vou sentar aqui e dizer que Logan absolutamente tem um lugar garantido para sempre nesta situação. Ganhe, pois eu tenho que ganhar meu trabalho, assim como Alex tem que ganhar seu trabalho ao mesmo tempo.”
A Gota D'Água
O copo já estava transbordando há algum tempo, mas o acidente de Logan durante a classificação no GP de Zandvoort foi a gota final e acabou com qualquer outra possibilidade de mantê-lo ainda durante essa temporada. Sem contar que o teto orçamentário da equipe não tem mais espaço para erros evitáveis como esse.
No domingo da corrida, Vowles já estava em movimento para encontrar um substituto imediato para Logan.
Em uma entrevista ao The Athletic no mesmo dia, Logan foi questionado se havia buscado alguma garantia de Vowles sobre o término da temporada, dados os rumores no paddock. Ele respondeu: "Não, eu os ouço todo fim de semana, então não é novidade. Não poderia se importar menos”.
Yorumlar