top of page

GP da Áustria fez as emoções dos pilotos ferverem

  • Foto do escritor: Fala Driver´s
    Fala Driver´s
  • 30 de jun. de 2024
  • 5 min de leitura

Disputa entre Red Bull e Mclaren acaba com vitória inesperada de George Russell no Red Bull Ring


McLaren Austrian Gp
McLaren no GP da Austria. Fonte: BW

SPRINT TIME!

A rodada na Áustria, precisamente no Circuito da Red Bull Ring, foi sede para mais uma Sprint do ano.  As Mclaren´s chegaram com tudo no sábado, fazendo os fãs assistirem ao duelo entre Oscar e Lando contra Max Verstappen, o pole position da corrida.  Após uma boa largada de ambos os papayas, eles aproveitaram o ritmo do carro e diminuíram o GAP para lutar pela primeira posição com a ajuda do DRS.


Na quinta volta, o piloto britânico chegou a ultrapassar Max, assumindo a liderança. Porém, logo na curva seguinte, o holandês retomou sua posição, e Lando também acabou sendo ultrapassado por seu companheiro de equipe. Mais tarde, durante a coletiva de imprensa, Lando expressou seu descontentamento, admitindo que deixou a “porta aberta” como um amador.


E apesar de o gostinho da vitória não ter vindo dessa vez, os papayas saíram em vantagem

depois da Sprint. Com ambos os carros no pódio e 13 pontos somados ao campeonato. deu para testar o coração dos torcedores, e com certeza acordar alguns ;)


Enquanto isso, Verstappen assegurou sua vitória com 4.6s de intervalo para o segundo colocado, Oscar Piastri, e se isolou ainda mais nas estatísticas das corridas sprint, sendo o piloto com mais vitórias nesse formato - com essa, já são 10!


A Ferrari também estava lá, assim como a Mercedes. risos. 

Ainda no começo, Charles Leclerc ganhou três posições nas primeiras cinco curvas, saindo

de décimo para sétimo. Posição onde terminou. Do outro lado, Sainz e Russell estavam disputando pela quarta posição, que acabou nas mãos do carro número 63.


Buscando terminar na zona de pontuação, Nico Hulkenberg e Fernando Alonso se envolveram num incidente. Hulkenberg acabou forçando Alonso para fora da pista, fazendo o espanhol perder o ritmo. Após a corrida, os comissários puniram Nico com 10 segundos, rebaixando do 14º ao 19º lugar.


No domingo, o que parecia ser mais uma vitória garantida para a Red Bull na casa da equipe se transformou em um resultado inesperado. e nem um pouco amigável. 


RED BULL X MCLAREN

Max Verstappen, na pole position, tracionou bem  e manteve um ritmo forte, abrindo um GAP em relação a Lando Norris que registrou +5s. Se o espaço de tempo estava apertado e uma hora seria preciso parar, por que não olhar para a estratégia do adversário? Dito e feito. Perto da volta 24, os dois pilotos entraram nos boxes ao mesmo tempo. E o lance já começou a ficar quente aí, quando a equipe de Max liberou o piloto e assustou Lando que vinha logo atrás. Norris reclamou, a FIA anotou, mas não resultou em nada.


De volta à pista, ambos mantiveram um ritmo frenético e Max chegou a ter uma vantagem de +8s na liderança, parecendo encaminhar-se para mais uma vitória na temporada. A verdadeira competição - e emoção - começou quando Max entrou para o segundo pit stop, na volta 52. A equipe teve um problema no pneu traseiro, resultando em um tempo ruim, e o holandês voltou “grudado” em Lando Norris, que aproveitou a oportunidade para tentar pegar a vitória.


Os dois protagonizaram uma batalha intensa, com ultrapassagens e contra-ultrapassagens. Max conseguiu manter a liderança, mas na volta 64, a disputa terminou em uma batida que resultou em pneus furados, danos nos carros e duas punições. Norris abandonou a corrida apenas duas voltas depois do acidente. Por outro lado, Verstappen voltou à pista e, após cumprir uma punição de dez segundos no fim da corrida, terminou em quinto lugar.


ZOOM IN

Lando já havia relatado pelo rádio que Max estava movendo o carro na zona de frenagem, o que não é permitido pelo regulamento. A perda de tempo no pit stop de Max colocou sua vitória em risco, enquanto Norris aproveitou para pressionar mais. No entanto, Lando sabia que havia ultrapassado os limites da pista, o que traria consequências para sua corrida.


Em entrevista, Lando disse que Max poderia assumir que errou, porque do seu lado, ele fez uma corrida sem erros. Verstappen não abriu muito com a imprensa sobre o caso, mas disse que veio para terminar em primeiro, se não fosse para ganhar ele teria ficado em casa. Ao ser perguntado sobre sua amizade com Norris e o que isso afeta, o holandes disse que eles precisam conversar, mas aquele não era o melhor momento, uma vez que os ânimos estavam quentes. 


DISPUTA INTERNA

A dupla francesa da Alpine se encontrou várias vezes no curto trajeto da Red Bull Ring, pressionando um de cá e outro lá, naquele clima que já estamos presenciando desde Mônaco. 


Em um desses momentos, Ocon manteve firme em sua defesa, dificultando a ultrapassagem de Gasly. Dificultou tanto, que Pierre foi levado para fora por Esteban sem entender o porquê ele havia feito aquilo. Minutos depois, o carro 10 conseguiu pegar a posição e mandou um “Ciao” para o companheiro. 


CORRIDA DE RECUPERAÇÃO

Enquanto os fãs da Red Bull e da McLaren provavelmente terminaram a manhã frustrados, os fãs da Ferrari experimentaram um sentimento agridoce com a corrida austríaca.


Carlos Sainz foi uma presença constante na parte da frente do pelotão, mantendo-se com tranquilidade na zona de pontuação. Com o caos causado por Max e Norris, ele chegou ao terceiro lugar do pódio, garantindo seus 15 pontos no campeonato. 


No entanto, seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, enfrentou uma corrida difícil. Logo na largada, ele teve um toque com Oscar Piastra e teve que ir direto para os boxes, trocando sua asa dianteira e caindo de 6° para 19°. Dali em diante, o monegasco teve mais alguns pits para troca de pneu e tentar chegar o mais próximo possível do P10. Charles encontrou um ritmo para escalar o grid e sair de 19° para 11°.


GEORGE RUSSELL VENCENDO MAIS UMA , DESSA VEZ, NEM ELE ESPERAVA

George Russel
George Russel vence o GP da Áustria 2024 - Fonte: Mercedes

Pela primeira vez desde Interlagos 2022, George Russell subiu no degrau mais alto do pódio. O britânico, que se manteve nas primeiras posições durante toda a corrida, foi o maior beneficiado após a colisão dos carros de Norris e Verstappen, "herdando" a vitória que os mercedistas esperavam há um bom tempo.


A equipe, que vinha numa sequência complicada, terminou o fim de semana em clima de alívio e com uma boa quantidade de pontos no campeonato, graças à vitória de Russell e ao quarto lugar de Hamilton.

 

Como o campeonato seguirá a partir daqui é difícil dizer, mas não precisamos esperar muito para descobrir. Ainda esta semana, a Fórmula 1 chega a Silverstone para a última etapa da triple header europeia.


Quer saber mais sobre essa corrida e sobre o que acontece dentro da Fórmula 1? Hora de

fazer parte da comunidade Fala D’ nas nossas redes sociais @faladrivers


Escrito por Giovanna Carvalho

Editado por Monique Mavillyn

Comments


© 2024 Fala Driver´s. Todos os direitos reservados

  • Twitter
  • TikTok
  • Instagram
bottom of page