top of page

GP da Holanda é a parada após Summer Break

  • Foto do escritor: Fala Driver´s
    Fala Driver´s
  • 23 de ago. de 2024
  • 3 min de leitura

O circuito de Zandvoort marca o início da segunda metade do campeonato mundial


Sei que você sentiu falta dos carros andando em "círculos" durante seu final de semana. E como já faz um longo tempo que estamos nesse jejum, vale ter um remember na primeira metade da temporada.


Relembrando as últimas etapas


A primeira metade do campeonato entregou mais entretenimento do que alguns fãs da categoria esperavam. Com sete vencedores em 14 etapas, presenciamos não só as já esperadas vitórias de Max Verstappen - que vem em uma dominância no esporte desde o seu primeiro campeonato em 2021 - mas também, as primeiras vitórias de Lando Norris e Oscar Piastri. Charles Leclerc finalmente quebrou a 'maldição de Mônaco', enquanto Lewis Hamilton encerrou um jejum de 945 dias sem vitórias. Seu companheiro de equipe, George Russell conseguiu uma vitória imprevisível, mas muito bem recebida. E teve uma “smooth operation’’ de Carlos Sainz - depois de uma operação de emergência de apêndice pela qual o espanhol passou… Quão irônico, não?


Além disso, a ‘’briga’’ dos construtores tem ficado cada vez mais acirrada. Com os bons resultados constantes da dupla de pilotos da McLaren somados a um desempenho técnico ruim de Sergio Perez nas últimas corridas quando comparado ao seu colega de equipe, a escuderia britânica chega pertinho da Red Bull na tabela. E com a possibilidade de levar o campeonato de pilotos ainda um pouco distante, as fichas dos papayas estão todas apostadas nesse campeonato de construtores.


Zoom In no Circuito

Zandvoort track - Fonte: Jaco's Paddock Motorsport

Quem recebe a Fórmula 1 após um hiato de quase um mês é o Circuito Zandvoort. Inaugurado em 1948 e localizado a 25 km da capital Amsterdã, o circuito holandês já passou por diversas modificações desde seu primeiro Grande Prêmio em 1952. Atualmente, conta com 4.259 km de extensão e 72 voltas. Conhecido por suas curvas rápidas e longas retas, Zandvoort tira o melhor - ou o pior - de cada carro e da performance de cada piloto.


Ainda assim, o futuro da pista é incerto. Zandvoort não tem nenhuma garantia de permanência na categoria, com seu contrato com a F1 terminando em 2025. Alguns rumores sugerem que os holandeses podem perder o lugar, já que novas corridas estão surgindo nos próximos anos, como o Grande Prêmio de Madrid, aumentando a competição. Outros afirmam que a etapa pode permanecer sob a condição de alternância com outros circuitos, como Spa-Francorchamps. vale lembrar que nenhum desses boatos foi confirmado por fontes confiáveis.


Recentemente, o circuito passou por reformas para aumentar a área dos pit lanes, uma mudança solicitada pela FIA e apoiada por pilotos, em uma tentativa de se manter no calendário.


Após a primeira corrida, surgiu o desejo de ampliar a área dos boxes, não para torná-la mais larga, mas simplesmente para ampliá-la, de modo que a distância de parada entre os carros fosse maior. Com isso, a ideia era que também nos preparámos para uma décima primeira equipe, embora essa décima primeira equipe não esteja nos planos por enquanto” - Robert van Overdijk, diretor de pista (Fonte: Motorsport.com)


E mesmo visando o futuro da categoria, a pista ainda não recebeu um veredito final, se ela permanece no calendário ou não, ninguém sabe ainda. Mas por aqui estamos ligadas caso novas informações cheguem esse final de semana… 👀


HERÓI NACIONAL



Vindo também de um ‘’jejum’’ de vitórias, Max Verstappen volta para terras muito conhecidas na expectativa de ganhar outra vez depois de quatro GPs. O holandês é o único piloto do grid atual que venceu em Zandvoort desde que o circuito voltou para a F1, vindo de três vitórias nos últimos três anos. Será que estar em casa, junto do seu ‘’exército laranja’’, é o impulso necessário para que o tricampeão retome sua jornada vencedora ou

vai ser preciso mais do que isso?


ANTES DE IR…

Alguns momentos e curiosidades marcaram o Grande Prêmio da Holanda.


  • A equipe que mais venceu na Holanda foi a Ferrari, que subiu oito vezes no degrau mais

alto do pódio.

  • O piloto que mais venceu no circuito foi o britânico Jim Clark, que acumulou quatro vitórias.

Esse recorde pode ser igualado ainda esse fim de semana caso o nativo Max Verstappen vença em terras holandesas.


  • O recorde de volta é de Lewis Hamilton, que marcou 1:11.097 em 2021.


  • O vencedor do último Grande Prêmio da Holanda, em 2023, foi Max Verstappen. Fernando Alonso e Pierre Gasly completaram o pódio.


Fala aí Driver, quais são as expectativas pra essa etapa? Manda lá na nossa DM do

Instagram @faladrivers


Quer saber mais sobre essa corrida e sobre o que acontece dentro da Fórmula 1? Hora de fazer parte da comunidade Fala D’ nas nossas redes sociais =)

 

Escrito por Giovanna Carvalho

Editado por Monique Mavillyn

Comments


© 2024 Fala Driver´s. Todos os direitos reservados

  • Twitter
  • TikTok
  • Instagram
bottom of page