top of page

GP da Espanha: apreciado por uns e sem graça para outros

  • Foto do escritor: Fala Driver´s
    Fala Driver´s
  • 25 de jun. de 2024
  • 3 min de leitura

Esse fim de semana, a Espanha vai sediar a décima corrida da temporada, dando início à rodada tripla europeia da Fórmula 1. Além da F1, o Circuito de Barcelona-Catalunha também será o centro das atenções para a Fórmula 2, a Fórmula 3 e a F1 Academy.


Formula 1 cars - Spanish GP. Fonte: BBC Sports

Falando em circuito, ele tem sido o lar das corridas desde sua inauguração em 1991, construído originalmente para os Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Mas, antes de se firmar como o circuito que temos hoje, a Fórmula 1 passou por outros quatro em solo espanhol.


A primeira parada da F1 na Espanha foi em Barcelona, no circuito de rua de Pedralbes, nomeado em homenagem ao bairro onde se situava. Após duas corridas, um trágico acidente nas 24 Horas de Le Mans, em 1955, resultou na morte do piloto francês Pierre Levegh e de 83 espectadores, fechando as portas de Pedralbes para corridas de qualquer categoria.


Além de Pedralbes, Madrid e Barcelona se alternaram como sede de corridas por algumas temporadas, até que o Circuito de Montjuïc também foi vetado por questões de segurança. Antes de se estabelecer definitivamente na Catalunha, a Fórmula 1 também passou por Jerez, que deixou de receber o mundial por estar afastada dos grandes centros, prejudicando o aspecto comercial do evento. algo que a categoria definitivamente não aprecia. risos.


Apesar de ser o único que “sobreviveu” a todos os cortes até agora, o circuito catalão deve ser substituído em 2026 por um circuito misto, com 5,47 km de extensão e 20 curvas, localizado em Madrid.


A HISTÓRIA SENDO ESCRITA


Foi durante um Grande Prêmio espanhol que Lella Lombardi se tornou a primeira e única mulher a conquistar pontos em uma corrida de Fórmula 1. Lella competiu na categoria entre 1974 e 1976 e foi no GP da Espanha de 1975, em Montjuïc, que ela terminou em sexto lugar, garantindo seus pontos e seu lugar na história do automobilismo. A italiana também correu em outras categorias após encerrar sua carreira na Fórmula 1, participando de Le Mans, da Nascar e da DTM.


ZOOM IN NO CIRCUITO


Circutio de Barcelona-Catlunha
Fonte: The New York Times

Localizado em Montmeló, o Circuit de Barcelona-Catalunya conta com 4,657 km de extensão, 14 curvas e duas zonas de DRS. Disputado durante 66 voltas, se torna um desafio por exigir um equilíbrio entre a alta velocidade da reta principal e a técnica certeira nas curvas que o resto do traçado proporciona.


Buscando melhorar a segurança e a experiência dos pilotos e dos espectadores, o circuito passou por diversas modificações até chegar à versão atual. A última ocorreu após o Grande Prêmio de 2022 e retirou a chicane final, excluindo também as curvas 15 e 16.


ANTES DE IR…

Alguns acontecimentos e curiosidades marcaram o Grande Prêmio da Espanha


Em 2006, Fernando Alonso se tornou o primeiro piloto espanhol a vencer no circuito catalão.


A equipe que mais venceu em território espanhol foi a Ferrari, com doze vitórias.


Lewis Hamilton e Michael Schumacher dividem o recorde de maior vencedor da etapa, cada um com seis vitórias.


O recorde de volta do Circuito de Barcelona-Catalunha é de Max Verstappen, que marcou 1:16.330 em 2023.


O vencedor do último Grande Prêmio da Espanha, em 2023, foi Max Verstappen, com Lewis Hamilton e George Russell completando o pódio.

 

Fala aí Driver, quais são as expectativas? Manda lá na nossa DM do Instagram @faladrivers


Quer saber mais sobre essa corrida e sobre o que acontece dentro da Fórmula 1? Hora de fazer parte da comunidade Fala D’ nas nossas redes sociais =)


Escrito por: Giovanna Carvalho

Editado por: Monique Mavillyn

Comentários


© 2024 Fala Driver´s. Todos os direitos reservados

  • Twitter
  • TikTok
  • Instagram
bottom of page