Depois de diversos rumores sobre quem assumiria o assento restante na Sauber para 2025, nesta quarta-feira (06), Gabriel Bortoleto foi oficialmente anunciado como piloto da Stake para a próxima temporada, com um contrato multianual. O piloto é o 33º brasileiro a chegar à categoria.
Gabriel trilhou seu caminho para o topo desde as categorias de base, passando pelo kart, pela FRECA e pela Fórmula 4. Em 2023, foi campeão da Fórmula 3 no seu ano de estreia (rookie) e, neste ano, lidera o campeonato da Fórmula 2, após um começo de temporada difícil. A história completa vocês podem conferir aqui: Futuro do Brasil na Fórmula 1? Conheça Gabriel Bortoleto, a jovem promessa brasileira nas pistas.
O brasileiro ainda foi acompanhado de perto por grandes nomes do automobilismo, sendo agenciado pelo bicampeão mundial Fernando Alonso e participando do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren.
No entanto, com Lando Norris e Oscar Piastri renovando seus contratos a longo prazo, a equipe britânica anunciou: “Gabriel Bortoleto será liberado do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren no final da temporada de 2024 para buscar uma nova oportunidade em sua carreira”. Portanto, a melhor opção para o brasileiro garantir sua vaga foi exatamente com a Sauber.
Falando em brasileiros na Fórmula 1, o último a disputar uma temporada completa foi Felipe Massa, em 2017. Depois disso, em 2020, tivemos Pietro Fittipaldi substituindo Romain Grosjean por duas etapas, após o acidente do francês. Dessa forma, a entrada de Bortoleto no grid encerra um jejum de sete temporadas sem um brasileiro competindo oficialmente e traz a esperança de vermos nossas cores no topo novamente.
Apesar dos rumores terem criado expectativas para o anúncio de Gabriel, a escolha não é exatamente uma surpresa. A equipe suíça tem um histórico de apostar em novos talentos, como Felipe Massa, Kimi Raikkonen, Sérgio Pérez e Charles Leclerc, que passaram pela equipe no início de suas carreiras e, mais tarde, se juntaram aos vencedores da Fórmula 1. Com o novo contrato, a escuderia mantém seu padrão de aposta em jovens pilotos, mesmo na transição de identidade para a nova era Audi.
A equipe se despediu dos pilotos da atual temporada por meio de suas redes sociais: “Após discussões abertas e construtivas com Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, concluímos mutuamente que as condições para continuarmos juntos não poderiam ser atendidas, então concordamos que é hora de nos separarmos. Gostaríamos de agradecer a ambos pela contribuição que fizeram à equipe nos últimos três anos. Eles foram a personificação do profissionalismo, usando sua experiência e entusiasmo para apoiar nosso crescimento”.
O tempo de contrato de Gabriel não foi divulgado publicamente, mas especula-se que o contrato multianual siga o formato 2+1, embora a Sauber/Audi tenha proposto um contrato 2+2. Mais informações não foram divulgadas.
Nós, como todos os brasileiros, estamos animados com o fato de termos um representante no grid mais uma vez e torcendo para que o piloto tenha muito sucesso nessa nova jornada.
Seja bem-vindo à Fórmula 1, Gabriel!
Comments