Uma busca incessante por usar a tecnologia para gerar dados e criar estratégias no automobilismo
A parceria entre a Fórmula 1 e a Amazon Web Services (AWS) não se concentra apenas no desempenho dos carros na pista, mas também no monitoramento e na apresentação do esporte por meio de processamento de dados, simulações e análises estratégicas. Essa colaboração também transforma a experiência dos fãs, oferecendo novas maneiras de acompanhar e interagir com o campeonato.
‘’Precisávamos de um provedor de tecnologia que nos ajudasse a inovar com mais rapidez e a impulsionar nossa organização para o futuro. A AWS foi uma escolha óbvia para essa parceria. Aproveitando a amplitude e profundidade da AWS e suas tecnologias de nuvem inovadoras, fomos capazes de trazer os fãs para mais perto das decisões de fração de segundo na pista, reformular nossos futuros carros de F1, nos ajudar a entender melhor a riqueza dos dados da F1 e executar análises e machine learning para explorar o potencial desses dados e muito mais. Estamos entusiasmados com o que conquistamos e entusiasmados em ver o que mais podemos fazer juntos.’’ Disse Ross Brawn (Fonte: AWS/F1)
A escolha em usar o sistema da AWS era uma forma de unir forças com uma marca conhecida mundialmente por suas tecnologias. Matt Garman, vice-presidente de vendas, marketing e serviços globais da AWS, também comentou:
Aproveitando o poder da nuvem, a Fórmula 1 está se envolvendo com sua base global e crescente de fãs de maneira única. Sua maneira e execução voltadas à transformação digital são impressionantes. Estamos animados que a categoria tenha escolhido a AWS - (Fonte: AWS/F1)
Não haveria como medir a performance sem os dados
Na complexidade das corridas de Fórmula 1, ter um sistema de análise extremamente rápido, minucioso e detalhista é essencial para que as equipes possam realizar suas estratégias, ter previsibilidade, desenvolver seus carros e, por outro lado, transmitir aos fãs uma imersão na categoria. A parceria entre AWS e F1 estende a associação de um esporte tecnológico e desafiador. Acompanhar tudo o que ocorre na pista em milésimos de segundos não é uma tarefa fácil, e ter um sistema capaz de captar isso demonstra o quão poderosa essa empresa que está por trás é.
Para se ter uma noção, durante cada corrida, 300 sensores em cada carro geram 3 GB de dados e 1.1 milhão de pontos de dados de telemetria são gerados a cada segundo. Os cientistas de dados da Fórmula 1 treinam modelos de aprendizagem profunda com 70 anos de dados históricos de corrida para extrair estatísticas críticas de performance de corridas, fazer previsões de corridas e dar aos fãs insights das decisões adotadas por equipes e pilotos em frações de segundos. A cabeça dá tela azul só de pensar, rs…
Interação com os fãs
Os F1 Insights da AWS utilizam dados e análises detalhadas para informar os fãs sobre tudo o que acontece em tempo real, desde as decisões dos pilotos até as estratégias durante a corrida, proporcionando uma experiência mais imersiva para quem acompanha a categoria.
No campo das estratégias, a Fórmula 1 usa dados climáticos e visuais para criar simulações de desempenho. Desde o 'Battle Forecast', que prevê em quantas voltas um carro em perseguição alcançará o veículo à frente, até o 'Pit Window', que estima as janelas de pit stop com base nos compostos de pneus e nos tempos de volta, tudo é processado pela AWS, utilizando gráficos para uma análise objetiva de ações que podem definir os resultados finais.
Na análise de competidores, a proposta é comparar pilotos, carros e equipes em todos os aspectos relevantes. As performances dos carros e pilotos são monitoradas de perto por sistemas como o 'Car Development', que exibe o desenvolvimento dos carros e os resultados na pista ao longo das etapas. Já o 'Driver Performance' destaca as atividades dos pilotos, comparando-as com a capacidade máxima do carro, colegas de equipe e adversários.
Além disso, o 'Qualifying Pace' e a 'Start Analysis' utilizam dados da classificação e das largadas para mostrar como as equipes se comportam em cada atividade na pista e como isso pode impactar os resultados.
Por fim, a análise exclusiva da performance do carro examina desde a aerodinâmica até a unidade de potência e a performance dos pneus, ajudando os fãs a entenderem e interpretarem o comportamento geral da máquina durante o final de semana. Nessa análise, encontramos simulações e dados em tempo real sobre curvas, entradas e saídas nos pits, frenagem e desgaste dos pneus, oferecendo uma visão detalhada e estratégica do desempenho dos carros durante a corrida.
[As imagens são da AWS]
Quanta coisa, hein? :0
Com essas estratégias da AWS, a Fórmula 1 pode prever, com mais precisão, resultados de estratégias e possíveis cenários, oferecendo uma nova experiência, mais interativa e muito mais detalhada para aqueles que acompanham. A fusão entre a a inovação tecnológica e o esporte de alta performance nos mostra como a tecnologia pode impulsionar a evolução da categoria, oferecendo novas maneiras de explorar e entender o mundo das corridas. sem contar que para nós é ótimo ter esses detalhes, não é? tudo parece mais imersivo.
Se quiser saber mais sobre o que acontece dentro do mundo da Fórmula 1, é hora de fazer
parte da comunidade Fala D’ nas redes sociais @faladrivers
Escrito por: Giovanna Carvalho
Editado por: Monique Mavillyn
コメント